sábado, 23 de março de 2013


PORTA DO CÉU





     Passo a passo, degrau a degrau, vou subindo a escadaria que me conduz à fachada da igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, em latim, Mater Dei, como se encontra gravado no lintel da porta da entrada principal. Degrau a degrau, passo a passo, olho para o céu e nele vejo recortada a fachada da igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a quem foi dedicado este espaço sagrado que fazia parte do Colégio de Nossa Senhora Mãe de Deus, a primeira universidade europeia no Extremo-Oriente, fundada pelos jesuítas, em 1594, nesta cidade de Macau.

     Passo a passo, degrau a degrau, subo devagar a velha escadaria em direcção à fachada que, com o tempo, ganhou o nome de fachada de S. Paulo, nome que vulgarizou também o colégio anexo, e que, no século XVII, muitos consideravam como tendo comparação apenas com a Basílica de S. Pedro, em Roma. Ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente, é desde o dia 15 de Julho de 2005 Património Mundial da Unesco. E aqui se encontram ainda hoje muitas e variadas gentes, que a visitam diariamente, por esta mesma escadaria subindo, passo a passo, degrau a degrau.

     Passo a passo, degrau a degrau, vou subindo também a escadaria. Cruzo-me com turistas de quase toda a Ásia e um ou outro europeu, que, num corrupio incessante, ora sobem, ora descem. Subo lentamente, olhos postos na fachada em ruínas que, para mim, continua a ser uma das mais belas do Mundo. É a única que simboliza a minha Igreja. Porque ela, e só ela, abre as portas directamente para o Céu.

     Passo a passo, degrau a degrau vou subindo a escadaria. E recitando baixinho este belíssimo poema de um velho Amigo. Degrau a degrau, passo a passo.

     NAS RUÍNAS DA IGREJA DA MADRE DE DEUS

     Ave, Madre, Maria,
    Cheia de Graça tanta,
    Madre de Deus, Porta do Céu,
    Aqui estamos convosco;
    Ave Pomba, Ave Madre, Maria,
    Salvé Pedras para o Céu!
    Aqui, Santíssima,
    Excelsa Mãe de Deus,
    Estas escalas subimos,
    Mãe de todo o Oriente,
    Madre de todo o Ocidente,
    Madre nossa, Madre Puríssima,
    Rosa Cândida, Madre de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário